domingo, 10 de agosto de 2008

Os 4 p´s e as oportunidades em Marketing

Conhecer o mercado, cada um de seus concorrentes, o público-alvo, fornecedores e colaboradores pode facilitar muito do planejamento, seja para estruturar a empresa para o ano seguinte, seja para lançar um novo produto ou serviço.
Mas ainda assim existem pontos que estão intimamente ligados à organização, aos produtos e serviços ofertados e que exigem cuidados especiais, dentre estes pontos estão os 4 p´s, que seguem naturalmente o mercado e o que o consumidor deseja de um produto ou serviço.
Mesmo assim você pode fazer uma relação com seus concorrentes, entender porque, em alguns casos, um produto praticamente idêntico tem muito mais êxito diante dos consumidores do que aquele que sua empresa oferta.
Além de uma elaboração adequada dos 4 p´s os concorrentes também têm em seu planejamento uma estrutura de distribuição bem administrada, desde o aproveitamento do just-in-time até um nível mais elaborado com o cross-docking.
Também existem pontos que devem ser levados em consideração nos 4 p´s, como:

  • Produto: que características seus consumidores desejam ver nos produtos ofertados, que diferenciais ele possui, como está o ciclo de vida, que matéria-prima é utilizada etc., mesmo assim é possível que o concorrente copie algumas estratégias, utilize materiais similares para produzi-lo e que o concorrente perceba o valor da mesma forma que a empresa;

  • Comunicação: que meios utilizar, qual será a linguagem utilizada, como será a aproximação com os consumidores, onde está o consumidor etc., e desta maneira a organização pode elaborar uma comunicação mais eficiente, que chegue ao consumidor na hora correta e até fazer uso do Marketing permissivo;

  • Distribuição: atender a demanda requer planejamento, as estruturas utilizadas são importantes e interferem diretamente na possibilidade de o consumidor encontrar o seu produto em um ponto de venda e então você pode lembrar que em certo momento da vida já procurou um produto, não o encontrou e acabou levando o concorrente;

  • Preço: conhecer todos os custos é vital, como saber qual é o valor percebido pelo consumidor e em muitos casos o preço pode ser o p que está fora do alinhamento e equilíbrio dos demais p´s.

O equilíbrio dos 4 p´s é fundamental, todos são parte de um mesmo estudo, devem andar juntos em todas as horas e ainda existem empresas que não compreendem como eles se relacionam.
Os concorrentes podem conhecer exatamente cada um dos 4 p´s, talvez os unindo ou não, e então surgem oportunidades, e que só são percebidas quando há uma pesquisa, ou estudo, de mercado constante.
E então você percebe que se o seu concorrente não consegue equilibrar corretamente seus 4 p´s, há uma grande oportunidade no mercado, e que o planejamento para a ação ganha mais importância.
Muitas oportunidades estão dentro das empresas, mas algumas as enxergam e aproveitam, e é nesta hora que o conhecimento faz a diferença, em qualquer mercado.

Nenhum comentário: