Esta teoria foi feita em oposição à Teoria Clássica, já que esta colocou a tecnologia e o método de trabalho como as principais preocupações da administração.
Teoria das Relações Humanas: Elton Mayo
Origens:
- Necessidade humanizar e democratizar a administração.
- O desenvolvimento das ciências humanas (a importância da psicologia e da sociologia no implante de um conceito administração.
. Homem Social: o indivíduo é motivado pela necessidade de "estar junto" e ser "reconhecido socialmente". As recompensas são simbólicas, e não financeiras.
As necessidades humanas básicas:
- Necessidades fisiológicas
- Necessidades psicológicas: segurança íntima, de participação, de autoconfiança e de afeição.
- Necessidade de auto-realização
Características das Relações Humanas:
- Nível de produção é resultante da integração social: a capacidade física não terá eficiência se este indivíduo sofre de um desajuste social.
- Comportamento social dos indivíduos: o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo.
- Recompensas ou sanções sociais: o operário que produzir acima ou abaixo da média do grupo, perderia o respeito perante os seus colegas.
- Grupos informais: definem suas próprias normas dentro do grupo.
- Relações humanas: ações e atitudes desenvolvidos pelo contato entre pessoas e grupos.
- Importância do conteúdo do cargo: trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência. O trabalhador tem autonomia.
- Ênfase nos aspectos emocionais: organização informal.
Pontos de vista de Mayo:
- O trabalho é uma atitude grupal
- O operário reage como um membro de um grupo social
- A formação de uma elite capaz de compreender e de comunicar, dotada de chefes democráticos e simpáticos
- Homem social
- A organização desintegra grupos primários (família), mas forma uma outra unidade social
- O conflito é o germe da destruição
Teorias sobre liderança:
- traços físicos: energia, aparência e peso
- traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança
- traços sociais: cooperação, habilidades administrativas e interpessoais
- traços c/ tarefas: iniciativa, persistência e impulso de realização
Teoria sobre estilos de liderança:
- Autocrática: o trabalho somente se desenvolve com a presença física do líder
- Liberal: pouco respeito em relação ao líder e forte individualismo agressivo
- Democrática: líder e subordinados desenvolvem uma comunicação franca, espontânea e cordial. Há um sentido de responsabilidade mútua.
Teoria situacionais de liderança:
Quanto menor o uso de autoridade pelo administrador, maior a área de liberdade dos subordinados e vice-versa.
Comunicação:
- Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas realizem suas tarefas (habilidade de trabalhar)
- Proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos (vontade de trabalhar)
Habilidade de trabalhar + Vontade de trabalhar = Trabalho de equipe
Características da organização informal:
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