segunda-feira, 26 de maio de 2008

ARTIGO - Salário Minimo ou Salário Miséria?

De acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal de 1988, o salário mínimo foi criado para atender as necessidades básicas do trabalhador e de sua família, tais como: moradia, alimentação, saúde, educação, lazer, vestuário e transporte.

O salário mínimo deveria cobrir todos esses dispêndios, mas o cenário social atual nos mostra uma visão completamente diferente.

As famílias brasileiras, hoje vivem a beira da miséria, passam fome, moram em favelas e nem se quer são alfabetizadas.

Durante lançamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na favela de Heliópolis, em São Paulo, Lula disse que: “... a inflação é a pior desgraça para quem vive de salário. Não é a culpa do governo. É culpa minha, é de vocês, é do Serra (governador de São Paulo), é de quem compra e de quem vende". O presidente Lula citou que o problema é da lei de mercado (Oferta X Demanda), mas se a culpa é de todos nós, porque os governantes não investem em melhorias no transporte, moradia e saúde?

Há vários anos o salário mínimo perdeu seu poder de compra. A inflação fez com que os produtos e serviços enquadrados como necessidade básica, elevassem os valores defasando cada vez mais o salário.

Se a constituição diz que o salário mínimo deve atender as necessidades básicas dos trabalhadores, está mais do que claro o desrespeito do governo à nossa Constituição.

O valor do salário mínimo é insuficiente para atender as necessidades individuais e familiares, do trabalhador brasileiro.

O aumento do salário mínimo pode causar um “rombo” na previdência. Por que os salários dos deputados podem ter aumentos de 40% e do trabalhador não?

Se o ato de inconstitucionalidade vem do próprio governo, então vamos recorrer a quem?

Você consegue ter uma vida digna de cidadão brasileiro com apenas R$415,00?

Nenhum comentário: