quarta-feira, 14 de maio de 2008

ARTIGO - O aumento de investimento estrangeiro no Brasil.

Os fatores determinantes no aumento de investimentos estrangeiros no Brasil, que resultaram na elevação dos pontos na bolsa de valores, foram o aumento do grau de investimento.

Por causa de uma estrutura política, crescimento econômico e a redução do índice “Risco País”. De uma forma mais clara, o país se tornou mais confiável para honrar suas dívidas.

O desenvolvimento macroeconômico e estrutura política é um fator determinante para atrair investimento de capital estrangeiro, aumentando sua credibilidade em relação aos investidores estrangeiros, ou seja, com resultados positivos da economia, aplicam mais capital em setores do país.

Os maiores investimentos dentro dos setores brasileiros atualmente foram os de serviços financeiros, indústria metalúrgica e automobilística. Empresas estrangeiras enviaram parte dos seus lucros para o Brasil, aumentando o volume no mercado, e a BOVESPA batendo recordes seguidos .

O que significa dizer que o Ibovespa chegará a 50 mil ou 60 mil pontos?

É um índice que acompanha a movimentação das ações negociadas.

É como se um investidor tivesse adquirido um número arbitrário de ações das empresas que formam o índice. Os pontos equivalem ao valor da cotação de cada uma delas, multiplicado pela quantidade de ações.

EX: Se a bolsa de valores está em 50 mil pontos significa que, se você possuísse a mesma carteira hipotética que a forma, teria exatamente R$ 50 mil em ações.

Nesse exemplo o valor cotado da ação é de R$1.00, ou seja, proporção de 1 para 1.

"Se um investidor quiser auferir os lucros de suas ações, os pontos cairão, devido a retirada desse lucro do mercado financeiro,ou seja, esse lucro auferido, não será movimentado no mercado."


Nenhum comentário: