quinta-feira, 8 de maio de 2008

ARTIGO - Networking: A idéia chave

A capacidade que possuem algumas pessoas de criar uma rede de contatos de forma aleatória e confiável gera múltiplas oportunidades no mercado globalizado e construção de novos relacionamentos profissionais que podem trazer benefícios muito maiores que uma carteira recheada de cartões de visita e diversos currículos espalhados. Conversas com novos conhecidos trazem inovação de pensamento e desafios baseados a novos pontos de vista corporativo.

O networking consiste na prática de desenvolver e explorar a sua rede de contatos e relacionamentos (“network”). A ampliação de rede de relacionamentos futuramente pode ocasionar laços fortes, além de proporcionar oportunidades de empregos baseados em confiança, competência e reciprocidade.

A utilização de testes psicológicos, dinâmicas de grupo e grafologia, métodos e técnicas aplicadas na seleção de candidatos para vaga na empresa já não são tão importantes quanto ao fator “Q.I” (quem indica). Esses contatos hoje são fundamentais na hora de procurar emprego, porque eles podem saber de oportunidades de vagas interessantes que você desconhece.

A prática do networking é fundamental para todos os profissionais, especialmente para aqueles que procuram novas oportunidades de trabalho, aqueles que saem das universidades e faculdades com pouca ou nenhuma direção em um mundo complexo e extremamente competitivo. São aquelas pessoas conhecidas como: professores, vizinhos, amigos, colegas de escola e faculdade, colegas de trabalho, ex-empregadores, clientes, fornecedores e parentes, enfim, todos aqueles que de uma forma ou de outra fazem parte do seu círculo de relacionamento, eles podem ser decisivos no desenvolvimento da sua carreira.
O networking trás benefícios tanto para profissionais que procuram vagas de emprego quanto para as empresas, uma vez que é bem vista e considerada em todas as esferas do mundo corporativo, pois eles conseguem acelerar seus processos seletivos graças às recomendações que recebem de seus próprios colaboradores, e o uso do networking como instrumento de recrutamento e seleção tem se intensificado e, é comum encontrar empresas que bonificam funcionários que auxiliam no preenchimento de vagas abertas, indicando amigos e conhecidos.

Para quem quer praticar networking com eficácia e eficiência basta seguir algumas recomendações a seguir:
- Procure estudar muito e se qualificar o máximo que poder. Estar atualizado é uma forma eficaz no combate ao conformismo, e mantenha sempre contatos com ex-colegas de faculdade, professores, ex-empregadores etc.
- Participe de cursos e palestras de capacitações profissionais, promovidas pelos conselhos e sindicatos da classe, e neste momento aproveite para distribuir seus cartões de visitas.
- Organize seus contatos e saiba quem são as pessoas, o que elas fazem, onde elas estão e como podem ser encontradas e contatadas com freqüência, busquem alianças e se comprometam.
- Engaje-se em serviços voluntários, pelo menos uma vez por semana, para se aproximar de novos contatos.

Estas dicas servem para conhecer mais as pessoas, enriquecer e ampliar suas experiências de vida. Seguindo esses conselhos é bem mais fácil aumentar e aprimorar a rede de relacionamentos e conseqüentemente conseguir um bom emprego no exigente mercado de trabalho.

Nenhum comentário: